cap4city

*Os artigos publicados nesta seção são publicações acadêmicas de propriedade de seus autores e não implicam na cessão dos direitos econômicos do autor a favor do Projeto CAP4CITY, de seus associados ou de terceiros.

Interdisciplinaridade na educação Smart Sustainable City: explorando as ofertas e competências educacionais em todo o mundo

Magdalena Ciesielska, Nina Rizun, Tomasz Janowski - Anais da Conferência Internacional Anual do Havaí sobre Ciências do Sistema (2021).

Abstrato

Cada vez mais instituições de ensino superior estão oferecendo programas de estudos especializados para atuais e futuros gestores de Cidades Inteligentes Sustentáveis ​​(SSCs). No processo, procuram conciliar a natureza interdisciplinar de tais estudos, abrangendo pelo menos os aspectos técnicos e sociais da gestão da CSS, com sua própria organização tradicionalmente disciplinar. No entanto, há pouca orientação sobre como essa interdisciplinaridade deve ser introduzida. Para preencher essa lacuna, este artigo identifica 87 programas de estudos relacionados à CSS em todo o mundo e analisa sua cobertura disciplinar e interdisciplinar. A análise classifica programas e competências, o primeiro usando mineração de texto e algoritmos de agrupamento, o último usando a taxonomia de Bloom e análise de correlação.

O ensino e a aprendizagem interdisciplinares que integram as questões de sustentabilidade, inteligência e urbanização são imperativos para qualquer força de trabalho de CSS. Este artigo acrescenta à literatura existente a análise da interdisciplinaridade nos atuais programas de educação em CSS oferecidos pelas IES nos níveis de bacharelado, mestrado e supletivo. A análise revelou um rico conjunto de programas de estudo de SSC de todo o mundo e um conjunto único de competências – conhecimento e habilidades – fornecido por tais programas. A análise também agrupou os programas identificados em grandes grupos temáticos e as competências identificadas em categorias e níveis de cognição de acordo com a taxonomia de Bloom. A correlação entre as categorias e a distribuição das categorias nos clusters também foram analisadas, fornecendo insights adicionais sobre os resultados.

Palavras-chave

Cidades e comunidades inteligentes e conectadas – Competências- Programas de educação- Ensino superior- Interdisciplinaridade- Cidade inteligente sustentável