cap4city

Train the trainers

Quatro edições dos seminários sobre o desenvolvimento de cursos relacionados com Cidades Inteligentes e Sustentáveis ​​e a elaboração dos referidos cursos para entrega online através da plataforma MOOC foram entregues a vários membros das Universidades que fazem parte do consórcio CAP4CITY na Argentina, Brasil, Chile e Colômbia.

De acordo com o professor Tomasz Janowski da Gdansk University of Technology e da Danube Krems University, “as empresas de tecnologia geralmente têm maior capacidade e experiência no desenvolvimento de cidades inteligentes do que as administrações urbanas, especialmente em cidades pequenas. Portanto, é muito importante que as universidades e as cidades trabalhem juntas, que as universidades apoiem as cidades com capacidade de pesquisa e ensino e que as cidades forneçam às universidades problemas com dados e conhecimento para ajudar a resolvê-los ”.

O treinamento foi elaborado pela Universidade Tecnológica de Gdansk na Polônia e pela Universidade Nacional de La Plata na Argentina como um produto do projeto CAP4CITY e é direcionado a equipes acadêmicas e administrativas de universidades parceiras na América Latina para fortalecer a capacidade de governança para smart e cidades sustentáveis. A formação dos formadores consistia em duas partes: formação metodológica e prática, e era ministrada à distância devido a restrições da Covid-19.

Durante as quatro edições, foram formadas mais de 200 pessoas que fazem parte do corpo docente da universidade, entre 173 professores e 64 funcionários administrativos.

Edição Argentina

Universidad Nacional del Sur

Edição Brasil

Complexo de Ensino Superior Meridonal

Pontificia Universidad Católica de Rio grande del Sul

Edição Chile

Universidad Técnica Federico Santa María

Universidad Católica del Norte

Edição Colombia

Universidad Externado de Colombia

Escuela Colombiana de Ingería Julio Garavito

Em geral, o treinamento foi recebido de forma muito positiva pela comunidade acadêmica. Aqui estão alguns comentários do treinamento:

“A inovação da proposta me surpreendeu várias vezes”

“Todo o processo de treinamento é muito interessante”

“Achei interessante aprender sobre o assunto para melhorar o ensino das aulas”.

“Eu não conhecia o processo e agora tenho uma base para aplicar o que aprendi”

“O treinamento abordou mais tópicos do que eu esperava. Tem um material muito bom para entender como ensinar em ambientes online ”.

“Superou realmente minhas expectativas. Acho que o curso oferece uma visão geral fantástica do que é necessário para criar e executar um MOOC. “

Como resultado do treinamento, cursos acadêmicos e MOOCs relacionados a Cidades Inteligentes e Sustentáveis ​​serão desenvolvidos e entregues a universidades parceiras na América Latina para facilitar o progresso no sentido de fortalecer a capacidade de governança de cidades inteligentes e sustentáveis.